Etiquetas de preços eletrônicas (ESL - Eletronic Shelf Labeling), permitem que os preços estejam sempre atualizados nas gôndolas através da rede Wireless, o que é excelente, pois evita discrepância de preços entre etiquetas e check-outs.
As etiquetas podem ser utilizadas para apresentar preços, código EAN e outras informações dos produtos como, por exemplo, produtos em promoção, quantidade de modelos nas gôndolas e/ou no estoque.
É alimentado por uma bateria compacta, que dura pelo menos 5 anos, e equipado com receptor Wireless e com mini antena.
Os displays eletrônicos promocionais (EAD-Eletronic Advertising Displays) são utilizados para apresentar os produtos, as promoções, detalhar informações através de vídeos e animações.
Uma das grandes vantagens é a facilidade de se alterar as informações, em segundos. Funcionam com a mesma tecnologia das ESLs.
Mensagens de merchandising são acionadas no PSA sempre que o carrinho passar por produtos contratados, ou sugere um outro produto como complementar ao que esta sendo colocado no carrinho.
Estas mensagens, também disponibilizam informações sobre produtos e detalhes do processo de fabricação, ingredientes, maneira de preparo, dicas, receitas e preços de vendas.
O PSA pode ser utilizado também como terminal de consulta de preços bem como localizador de produtos na loja.
Podem também informar sobre carnes, vinhos, frutas e vegetais, cuidados com bebê, coloração de cabelo, entre outras.
Oferecem, aos consumidores, informações úteis e permitem a sua impressão sugerindo, inclusive, produtos similares.
Balanças inteligentes (Intelligent Scales) que reconhecem, de forma automatica, que tipo de fruta ou verdura está sendo pesada. Para o consumidor, é uma comodidade a não necessidade de se saber o código específico de uma mercadoria, uma vez que o próprio equipamento reconhece o produto através de uma câmera e um software especial e compara cada produto por sua textura de superfície, cor, tamanho e peso.
O item e o preço são salvos na memória da balança.
A etiqueta de preços RFID é impressa por uma impressora acoplada que além de imprimir a descrição do produto, peso, código de barras e o preço total e grava estas informações no chip da etiqueta.
Quando a balança não reconhece o produto, ela apresenta uma lista de opções para que o cliente possa selecionar entre as opções limitadas.
Isto ocorre apenas quando as características físicas são muito parecidas, porém, geralmente a balança sugere um determinado produto e solicita ao cliente para confirmar.
O auto check-out (Self check-out), permite a simplificação da venda uma vez que basta o usuário passar por um portal de saída efetuar o pagamento através de um dispositivo de reconhecimento facial, e retirar as sacolas, economizando tempo e diminuindo as filas.
Todos os processos são feitos sem a ajuda de um operador e são auto-explicativos.
PDA (Personal Digital Assistant), trata-se de um handheld com tecnologia no padrão IEE 802.16e Móbile Amendment (WiMAX Móvel- 4g privada) com o qual os funcionários podem se comunicar de maneira mais flexível e eficiente.
Podem acessar o sistema de merchandising, checar o nível de estoque, de qualquer lugar da loja, sem precisar ir até as gôndolas ou até os depósitos.
Podem ser utilizados como telefones, para enviar ou receber e-mails, recolocar produtos que estejam em gôndolas erradas.
|