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RFID - HIPERMERCADO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

A aplicação do RFID em redes de super mercados tem se mostrado muito eficiente no que tange ao controle de mercadorias reposições, e agilização dos serviços interno.

O consumidor passa mais tempo nos supermercados do que em qualquer outro ambiente de consumo.
E alimentos, enquanto bens perecíveis,são desafios especiais no que tange à gestão do estoque.
É fundamental, portanto, que a loja seja atrativa e eficaz para funcionar com êxito em um setor altamente competitivo.
Soluções associadas a tecnologias inovadoras devem ser especificamente pensadas e desenhadas
dentro de uma estratégia ativa para este setor.

Normalmente clientes de supermercados gostam de encontrar o que estão à procura rapidamente.
O objetivo deve ser o de assegurar que eles encontrem esses produtos e que "apanhem" outros, ao longo do caminho.

A disposição dos produtos é a chave para a compra por impulso, apesar de que, em muitas vezes é necessário algum elemento extra para chamar a atenção dos clientes mais apressados.

Um sistema de etiquetagem RFID com informações objetivas somado a um sistema de merchandising para as lojas, conduzirão as vendas a um rápido crescimento pois permitirão que os produtos se destaquem e conversem com o consumidor.

Gôndolas inteligentes que estão sempre reabastecidas, pois o sistema dispara pedidos de auto-ressuprimento e ainda permite informar, aos estoquistas, que há produtos que estão fora do lugar, o que deixa a loja sempre organizada e abastecida.

A tecnologia básica para a loja conceito (Flagship Store ) é o RFID.
Através desta tecnologia, as gôndolas nunca ficarão vazias, pois os inventários e a reposição são reais e, assim, os fabricantes poderão programar suas áreas de produção, o que possibilitará a redução dos custos e permitirá um aumento na segurança da qualidade dos produtos e o monitoramento das datas de validade.

Essas informações estão baseadas em uma rede Wireless de alta capacidade (WiMAX), que permite o uso de equipamentos móveis sem necessidade de acesso às redes públicas, sem fio, como GSM.
Simplificando, e muito, os processos logísticos e a localização dos produtos na cadeia de abastecimento.

 

TECNOLOGIAS INOVADORAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Através do uso dos PSA (Personal Shopping Assistent), não será necessário que os consumidores retirem suas mercadorias do carrinho uma vez que elas já foram processadas ao serem colocadas nele.
O PSA é um computador, de fácil uso, que é acoplado ao carrinho e permite que o consumidor seja identificado pelo nome, através de seu cartão de fidelidade.
Disponibiliza informações da sua última lista de compras, de preços dos produtos e dirige o consumidor para a gôndola desejada demonstrando onde ele está em relação à mercadoria e qual a melhor rota para chegar a ela.
A qualquer momento, o cliente poderá checar o subtotal de suas compras além, é claro, de preparar o fechamento da compra para os produtos colocados no carrinho.

Etiquetas de preços eletrônicas (ESL - Eletronic Shelf Labeling), permitem que os preços estejam sempre atualizados nas gôndolas através da rede Wireless, o que é excelente, pois evita discrepância de preços entre etiquetas e check-outs.
As etiquetas podem ser utilizadas para apresentar preços, código EAN e outras informações dos produtos como, por exemplo, produtos em promoção, quantidade de modelos nas gôndolas e/ou no estoque.
É alimentado por uma bateria compacta, que dura pelo menos 5 anos, e equipado com receptor Wireless e com mini antena.

Os displays eletrônicos promocionais (EAD-Eletronic Advertising Displays) são utilizados para apresentar os produtos, as promoções, detalhar informações através de vídeos e animações.
Uma das grandes vantagens é a facilidade de se alterar as informações, em segundos. Funcionam com a mesma tecnologia das ESLs.

Mensagens de merchandising são acionadas no PSA sempre que o carrinho passar por produtos contratados, ou sugere um outro produto como complementar ao que esta sendo colocado no carrinho.
Estas mensagens, também disponibilizam informações sobre produtos e detalhes do processo de fabricação, ingredientes, maneira de preparo, dicas, receitas e preços de vendas.
O PSA pode ser utilizado também como terminal de consulta de preços bem como localizador de produtos na loja.
Podem também informar sobre carnes, vinhos, frutas e vegetais, cuidados com bebê, coloração de cabelo, entre outras.
Oferecem, aos consumidores, informações úteis e permitem a sua impressão sugerindo, inclusive, produtos similares.

Balanças inteligentes (Intelligent Scales) que reconhecem, de forma automatica, que tipo de fruta ou verdura está sendo pesada. Para o consumidor, é uma comodidade a não necessidade de se saber o código específico de uma mercadoria, uma vez que o próprio equipamento reconhece o produto através de uma câmera e um software especial e compara cada produto por sua textura de superfície, cor, tamanho e peso.
O item e o preço são salvos na memória da balança.
A etiqueta de preços RFID é impressa por uma impressora acoplada que além de imprimir a descrição do produto, peso, código de barras e o preço total e grava estas informações no chip da etiqueta.
Quando a balança não reconhece o produto, ela apresenta uma lista de opções para que o cliente possa selecionar entre as opções limitadas.
Isto ocorre apenas quando as características físicas são muito parecidas, porém, geralmente a balança sugere um determinado produto e solicita ao cliente para confirmar.

O auto check-out (Self check-out), permite a simplificação da venda uma vez que basta o usuário passar por um portal de saída efetuar o pagamento através de um dispositivo de reconhecimento facial, e retirar as sacolas, economizando tempo e diminuindo as filas.
Todos os processos são feitos sem a ajuda de um operador e são auto-explicativos.

PDA (Personal Digital Assistant), trata-se de um handheld com tecnologia no padrão IEE 802.16e Móbile Amendment (WiMAX Móvel- 4g privada) com o qual os funcionários podem se comunicar de maneira mais flexível e eficiente.
Podem acessar o sistema de merchandising, checar o nível de estoque, de qualquer lugar da loja, sem precisar ir até as gôndolas ou até os depósitos.
Podem ser utilizados como telefones, para enviar ou receber e-mails, recolocar produtos que estejam em gôndolas erradas.

 

 
   
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